sábado, 24 de junho de 2017

Etapa 363 - 364 - Da Irmandade da Quinta do Picado tenho saúdade

      Hoje, sábado, depois de cumprir determinada missão, missão que que para ter êxito tinha que bater às portas das pessoas, quando abriam a porta e deparam comigo, o que diziam frequentemente era:  "ai é você! quanto é?"  ao que eu respondia:  hoje não venho para colectar nem venho receber, venho para conversar e pedir-lhe umas informações... "então está bem, diga lá". E claro, disse-lhes o porquê, e para quê, reconheço que fui entendido, fui prontamente informado, e, missão cumprida, estou pronto para entregar os resultados destes contactos a quem me os solicitou..

      Muitos destes desempenhos, em tempos idos, pelo menos no tempo em que a paróquia de Aradas esteve sob a administração do rev. padre Daniel Correia Rama, uma Irmandade, Irmandade de Nossa Senhora do Livramento e Imaculada Conceição, fundada no ano 1908, que se regia por regulamentos que os seus fundadores, em Assembleia-Geral, no dia 11 de Outubro desse ano (1908)  submeteram para apreciação, todos os presentes na reunião tornaram-se irmãos, e todos foram a favor da sua aprovação. Aprovada, a Irmandade iniciou de imediato a sua actividade e exerceu funções até ao dia em que, o reverendo padre Júlio entendeu torna-la inactiva. Este desaire também aconteceu com os outros lugares, foi pena, pois, em especial na Quinta do Picado, os servidores dedicados e sempre prontos, eram irmãos, e eram os corpos directivos que visionavam e administravam toda actividade dos movimentos de fé, desde o baptismo das crianças que nasciam aos enterros de todos que morriam e era-lhes também confiada a obrigatoriedade de programar e de organizar as festas em honra dos nossos santos, numa escala de servir periodicamente, como juiz numa escala mais alargada e como simples mordomo contribuinte, numa escala de 4 em 4 anos.

     De harmonia com o Código do Direito Canónico e Regulamento Geral das Associações Religiosas dos Fiéis, em 13 de Outubro do ano 1943, foi dotada de Estatutos aprovados pela Diocese de Aveiro. Enquanto activa foi uma mais-valia para a paróquia e em especial para o lugar da Quinta do Picado. Não será descabido dizer e dar testemunho que, as receitas provenientes do cumprimento de promessas, de jóias, de quotas, de coimas e de outras imposições que constituíam receitas da Irmandade, para além de servirem para obras de conservação e de sortir o templo de tudo que fosse necessário, servia também para prestar auxilio aos mais necessitados, acudir nas calamidades, nos infortúnios e em suma. A Irmandade munida desses fundos prestava um serviço social tão útil quanto necessário, muitas vezes por aí, a estranhos, fora no nosso lugar e até, fora  da nossa freguesia.

      O testemundo, que tenho, que posso e que devo dar, é o seguinte:
    Quando envolvido numa Comissão de Festas e que reunidos para apuramento e prestação de contas, no dia 16 de Dezembro do ano de 1962, fui vítima da explosão dos foguetes, a primeira ajuda financeira que chegou à minha esposa, às viúvas daqueles que pela mesma causa morreram, e aos muitos feridos de menor gravidade, foi proveniente dos fundos da Irmandade de Nossa Senhora do Livramento e Imaculada Conceição. Para prestarem ajuda, e além disso, a Irmandade também fez diligências e pôs em prática um peditório a favor e em benefício das vítimas.

    Sobre a Irmandade tenho muitas outras recordações que gostaria de partilhar, mas até de tempo disponível eu tenho carências, e, por considerar que se o rev. padre Paulo, assim o entendesse, ele poderia reactivar a Irmandade, eu próprio servi-me de um modelo de Estatutos tipo, adaptei-o ao nosso lugar e à nossa Paróquia, entregue-lhe um exemplar, é só ele querer, eu, sobre o assunto, também consultei o Monsenhor e ele confirmou: tem que ser o pároco a apresentar. As Irmandades existir noutras paróquias! porque não na nossa?  - Por hoje termino. Até amanhã. 

    O santo de hoje é: "São João Baptista. Santa Maria de Guadalupe Garcia Zavala, virgem, confundadora da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres, em Guadalajara, México."

      Oração: São João Baptista, voz que clama no dfeserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo". São João.pregador da penitência, rogai por nós. São João, precusor do Messias, rorai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.
  
       
     

Sem comentários:

Enviar um comentário